24 de novembro de 2013

Mirai Nikki, um anime muito melhor do que eu imaginava

Gênero:Horror, Sobrenatural, Suspense, Romance
Mirai Nikki, ou o Diário do Futuro em português, é um anime sobre… diários que preveem o futuro! A animação é baseada no mangá de mesmo nome, mas não li o tal mangá, logo não vou comparar qual dos dois é melhor.


Agora vou dar um resumo na história. Era uma vez em algum lugar da cidade de Sakurami, um menino de 14 anos chamado Amano Yukiteru, que vivia solitário e falava com seu amigo imaginário (é, nessa idade) chamado… er… Deus (!). Ele tinha poucos amigos, era timído, a mãe ausente. Até que um dia, o sr. Deus (ou seu nome completo, Deus Ex Machina) achava que a vida do menino era muito entediante e resolveu animar as coisas. O próprio Rei do Espaço-Tempo também achava que a vida dele estava meio chata. Yukiteru tinha um diário em seu celular que ele sempre escrevia sobre as coisas que ocorriam ao seu redor. Então ele ganhou de presente a habilidade de seu diário prever o futuro. Tudo que ia acontecer naquele dia, ou melhor, nos próximos dias, estava tudo escrito, “destinado”. Só que se as coisas fosse fáceis assim, não se tornaria um anime, então ele percebe que ele não é o único que possui o tal diário. Deus escolheu 12 pessoas para possuirem o diário e – aí que começa a ficar interessante – colocam-nos em um… jogo de sobrevivência, na qual o vencedor irá ganhar… Assista…
Cada diário é diferente do outro. O de Yukiteru descreve o que vai acontecer ao redor dele – do ponto de vista dele. Isso porque ele costumava escrever o diário observando as pessoas e as coisas ao redor. E essa lógica é a que segue em todos os 12 diários, a habilidade da cada diário tem a ver com o uso que as pessoas faziam dele antes de se tornarem um diário do futuro. Seguindo essa lógica, temos uma personagem principal muito… assustadora.
Na mesma sala do Yukiteru temos um menina de cabelo rosa: Gasai Yuno. Ela é a admiradora secreta do Amano. Na verdade, ela é obssessivamente obcecada pelo nosso personagem principal. E quando digo isso, é pra levar isso a sério, aosextremos mesmo. Se você pensou em uma stalker, certa resposta!
Gasai é apaixonada pelo Yuki, só que como ele é um idiota – tipo eu (sabemos que a maioria dos personagens principais de 14 anos de animes são assim), ele não percebia isso até uns dias em que as coisas começaram a ficarem complicadas. Um serial killer estava indo matá-lo e Yuno, com sua extrema perspicácia e inteligência (não é ironia) o livra da morte. Só que nesse meio caminho, ele descobre que Yuno também é dona do diário do futuro – no caso, o diário dela só conta o que vai acontecer com Yukiteru, porque era isso que ela escrevia em seu diário, devido o seu amor. Aí temos a história e todo o blablablá pra não dar spoilers.
Quando disse aí em cima “jogo de sobrevivência” é literalmente um tentando procurar o outro pra matar, até que restem um ao final do jogo.
- Mas Gasai e Amano não são donos do diário? Então, um vai matar o outro?
Assista. É justamente nisso que gira a história entre os dois: um vai depender do outro pra sobreviver, mas até que ponto?
Yuno não é uma garota mentalmente saudável – ela faz tudo pelo Yukiteru. TUDO! Mesmo que isso signifique a sua morte (e a morte dos outros).
Se você acha que vai ter muito sangue (eba), acertou de novo! É um jogo que envolve bastante inteligência também: como achar os outros portadores do diário sem morrer antes? O último que restar irá levar o grande prêmio pra casa!
Entre os outros portadores temos pessoas BEM loucas mesmo. O prêmio é tão grandioso que eles fazem muitas coisas pra conseguir eliminar os seus inimigos.
Agora a análise técnica. Os personagens são razoavelmente construídos – os que primeiro aparecem na história são melhores aprofundados que os demais – e cada um tem seu verdadeiro motivo para continuar no jogo. Yuki é irritante porque ele é aquele personagem mole, que não faz nada. Gasai é esperta, e por isso acho ela a melhor personagem da história (até certo ponto).
O enredo ia caminhando tranquilamente até que havia uma pedra no meio do caminho e… enfim, teve um momento da história que eu pensei em “WTF aconteceu”? O ritmo ia bem, até que houve uma mudança drástica que ficou inconsistente. Tem vezes que acho rápido demais ou lento demais. Algumas cenas de ação ficaram tão lentas que até partir pro próximo golpe podia recitar o cão arrependido quarenta e quatro vezes. A história no geral não é difícil de entender, mas acho que algumas partes ficaram meio exageradas.
Quanto a animação (coisa que entendo pouco) não vi nada de mais ou de menos, não tinha efeitos especiais de última geração, e tem algumas cenas em CGs. As cores são vivas – o anime foi produzido, se não me engano, pelo estúdo Asread (acho que o mesmo do ótimo Ga-Rei Zero). A trilha sonora é boa, principalmente a primeira música de abertura e o segundo encerramento. As duas aberturas, as letras tem a ver com a história – o que levanta minha suspeita de terem sido feitos apenas para o anime. Na verdade, as músicas elas são, é, estranhas e assustadoras. Tem algumas partes do anime que a história ficou meio sem sentido, e acontecem algumas coisa WTF no meio.
Como você chegou até essa linha, não se importa de algum spolier né?
Como enquanto esse post tava em rascunho eu terminei de ver Mirai. Conforme se aproxima do final, a história melhora um pouco, mas mesmo assim, não fica uma história ótima, porém o início da história irá começar a fazer sentido. Pode assistir, que não será ruim – eu acho…


Se gostarem comentem ou avaliem, obrigada! E bom anime :)

2 comentários:

  1. Concerteza o melhor anime do mundo!!!

    ResponderExcluir
  2. O anime é muito bom, xonei na Muru-Muru, o Yukiteru só sabe chorar e a Yuno é maluca!

    ResponderExcluir