24 de novembro de 2013

Nana.

NANA conta a história de duas garotas de diferentes personalidades, ambas chamadasNana, que acabam se tornando amigas "por obra do grande destino". Enquanto Komatsu Nana sonha em conquistar sua independência financeira e assim finalmente viver uma bonita história de amor com seu lindo namorado, Oosaki Nana sonha viver de sua música com sua Banda de Punk RockBlack Stones, cuja é vocalista.

Os primeiros 12 volumes acumularam mais de 22 milhões de cópias vendidas, e até 2008foram acumulados 43 milhões de cópias vendidas. Foram criados também duas séries Live Actions, lançados em 3 de Setembro de 2005 e 9 de Dezembro de 2006Devido á problemas de saúde da mangaká Ai Yazawa, o mangá está paralisado desde ocapitulo 84... Nem o anime e nem o mangá estão concluídos. Porém, isso não tira o prazerque se sente ao ler e assistir esta que concerteza é, uma das melhores obras de Ai Yazawa.



Graficamente, o que mais chama a atenção de NANA, talvez seja a aparente "fragilidade" de todos os personagens. Parece que todo mundo sofre de Bulimia ou Anorexia. Isso também deve ser influência do curso de moda que Yazawa fez na faculdade antes de se tornarmangaká. Para um mangá cujo o publico são garotas.. é algo realmente indispensável.. vamos combinar.

Mas nada define melhor o sucesso de NANA do que a sua história cheia de reviravoltas, colocando sempre a amizade das jovens a toda a prova. Uma amizade que para os "maldosos e pervertidos" será sempre visto como algo "lésbico"Contudo, se vamos analisar as coisas com um olhar frio, técnico e maligno, todas as histórias de sucesso cuja as pessoas se identifiquem tem pitadas sutis de sacanagem homossexual. EX: Naruto e Sasuke,Cavaleiros do Zodíaco aonde Shun é diva, e por ai vai. Mas não é isso o mais importante. A história de NANA é uma história românticamais adulta, onde a vida não se resume a nunca desistir, e "meu sonho a qualquer custo".
Talvez uma das coisas que eu mais curti em NANA foi o "poder de surpreender". Todos os personagens são muito cativantes, você se identifica com cada um em amplo sentido. Mas principalmente, o desenrolar da trama e os caminhos que levam as escolhas de cada um e os seus "destinos" por assim dizer, é o que te prendem.. literalmente. Ao começar porKomatsu Nana, a "Hachi"- Apelido dado por Oosaki Nana, que significa "8" em japonês, enquanto Nana é "7". Também é um diminutivo de Hachiko, a história real de um cão, muito popular no Japão.
Oosaki Nana em contra-partida, é a personagem tipicamente "introvertida de personalidade atrativa"... Calada e cheia de mistérios, fashionista por "acidente" talvez, mas Nana tem uma história de vida mais triste e cheia de "decepções" comparada á Hachi que cresceu em uma família barulhenta e feliz. Ao começar por sua mãe que a abandonou quando tinha 5 anos. E pra piorar, Nana sabia que foi abandonada por que não era "querida" por sua mãe.Nana foi criada pela "louca" da sua avó que a fez trabalhar feito uma escrava até o dia que ela (a avó) veio a falecer. Nana então fez "a festa" ao seu modo. Comprou um vestido vermelho cheio de babados e foi ver um Show de Punk Rock com seu amigo e primeiro "cachorrinho" Nobu (Ele é bem a Hachi, mas loiro e menino). E é nesse mesmo show que ela conhece Ren, o grande e provavelmente único amor de sua vida, depois da musica, claro... A relação deles é algo bem interessante, mesmo que negue, Nana ama Ren mais do que tudo em sua vida. Para ela morrer cantando no palco ou morrer junto com o Ren seriamaravilhoso. Tudo corria bem na sua vida, um homem lindo fiel e bom de camauma banda de sucesso numa cidade pequena e tudo o que precisavam era um galpão, cigarros e suas guitarras e óbvio uma banheira pra tomarem banho juntos.
Bom eu me foquei mais na história das "Nanas" e não muito nos demais personagens que por sinal tem muito peso em cima da trama, porém deixarei a cargo de vocês a avaliação optativa sobre eles.



Se gostaram escreva um comentário e avaliem, agradeço.


3 comentários:

  1. Eu tava querendo assistir esse anime só por que gosto muito do número 7(kk), mais depois que eu vi que se tratava de um anime romântico eu meio que desisti. Mais acho que vou dar uma segunda chance pro anime já que fez tanto sucesso..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esse anime é voltado mais pro público feminino, mas eu tenho um amigo que gostou muito pelo fato de ele ser tão realista diferente de tantos animes que existem, espero que goste. E bom anime :)

      Excluir